Pular para o conteúdo

Plano de segurança e mobilidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, de 1 a 6 de agosto

Jovens com mochilas e mapas próximos a dois agentes de segurança e um bonde amarelo em calçada à beira-mar.

O plano de segurança e mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em Lisboa entre 1 e 6 de agosto, foi finalmente divulgado.

A apresentação foi realizada ontem, 14 de julho, na sede do grupo de coordenação da JMJ, com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do coordenador do grupo de projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, e do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro.

Plano de transportes

O plano de transportes foi definido em consenso com todos os operadores da Área Metropolitana de Lisboa e parte do princípio de que a grande maioria dos deslocamentos durante a JMJ será feita por transporte público ou por serviços especializados.

Por esse motivo, toda a rede terá um reforço significativo entre 1 e 6 de agosto de 2023:

  • 1-4 agosto - mais 354 000 lugares em transportes públicos distribuídos por 119 mil em ônibus e bondes, 90 mil em trens, 143 mil em metrô e metrô de superfície e 2000 em barcos;
  • 5-6 agosto - mais 780 mil lugares em transportes públicos distribuídos por 429 mil em ônibus e bondes, 170 mil em trens, 154 mil em metrô e metrô de superfície e 27 mil em barcos.

Para facilitar o acesso e o uso de toda a rede de transporte público, haverá um passe (título de transporte) específico para os peregrinos.

Também é importante considerar o fechamento de algumas estações de metrô e trem, além da mudança temporária do terminal do Marquês do Pombal durante a JMJ:

  • 1, 3-4 de agosto - fechamento das estações de metrô Avenida, Parque, Marquês do Pombal e Restauradores;
  • 5-6 de agosto - fechamento das estações de trem Moscavide, Sacavém, Bobadela e Santa Iria;
  • 1 a 6 de agosto - relocalização do terminal da Carris do Marquês do Pombal para a Praça de Espanha, junto ao edifício da Gulbenkian. Linhas afetadas: 1704, 1716, 1723, 1724, 1725, 1726, 1728, 1729, 1730, 1733, 3709, 3715;
  • 1 e 3-6 de agosto - fechamento dos funiculares da Bica, Glória e Lavra.

Haverá ainda transporte dedicado aos voluntários, que somarão 30 mil:

  • Uma parte será realizada por meio do transporte público;
  • Outra parte ocorrerá por shuttles rodoviários (ônibus da Carris e da Carris Metropolitana) com escolta das forças de segurança.

Plano de estacionamento

Dentro do plano de segurança e mobilidade da JMJ, estima-se que 20% dos peregrinos (150 mil) escolham o transporte individual. Isso deve resultar em cerca de 60 mil automóveis circulando e buscando vaga para estacionar.

A organização aponta que Lisboa dispõe de uma oferta relevante de estacionamento:

  • 200 mil lugares na via pública;
  • 32 mil lugares em 85 estacionamentos.

Além disso, foram mapeadas áreas extras de estacionamento específicas para o evento:

  • Jamor - 3000 lugares;
  • Loures - 2000 lugares;
  • Parque das Nações - 400 lugares.

Além dos carros, a previsão é de aproximadamente 4000 ônibus fretados para transporte de peregrinos. Alguns espaços foram reservados para estacioná-los:

  • Alta de Lisboa - quatro lotes com capacidade para 840 ônibus;
  • Zona Norte ao Campo da Graça - espaço com capacidade para 1000 ônibus;
  • 2250 lugares adicionais, distribuídos por 300 lugares no Terrapleno de Algés e 1950 lugares em cinco eixos viários;
  • 1900 lugares adicionais em outros 14 locais.

Plano de tráfego/circulação

Durante a apresentação do plano de mobilidade da JMJ, também foram mencionadas - como já era esperado - as restrições previstas para a circulação viária na Área Metropolitana de Lisboa, um tema que já abordamos recentemente.

Veja quais ruas e avenidas terão circulação restrita ou condicionada:


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário