Pular para o conteúdo

Lexus anuncia hoje os 12 finalistas do Lexus Design Award 2018

Homem jovem em galeria segurando peça iluminada enquanto observa exposição com letras iluminadas CO.

A Lexus International anunciou hoje quem são os 12 finalistas do prestigiado Lexus Design Award 2018. Chegando à sexta edição, o concurso internacional convida jovens designers a criarem propostas a partir do conceito deste ano, “CO-“. Vindo do prefixo latino, “CO-“ quer dizer: com ou em harmonia com.

Lexus Design Award 2018 e o conceito “CO-“ no design

A proposta do tema é investigar como o design pode ampliar soluções e ajudar a ultrapassar barreiras e desafios globais, por meio de uma integração equilibrada entre natureza e sociedade.

Participação recorde e a visão do júri

Em 2018, a premiação alcançou um patamar inédito de interesse: foram mais de 1300 inscrições, enviadas a partir de 68 países. Sir David Adjaye, um dos jurados, comentou:

"Foi emocionante descobrir como a próxima geração de designers se inspira em novos conceitos e filosofias, que se traduzem em soluções inovadoras para as preocupações fundamentais da atualidade”. Depois do sucesso atingido pelos anteriores finalistas – como é o caso de “Iris” de 2014 por Sebastian Scherer, que venceu o German Design Award 2016, ou o “Sense-Wear” de 2015, pela Caravan, que conquistou o Concurso de Tecnologias Portáteis da Veneza Design Week em 2016 – foram escolhidos os 12 finalistas deste ano, por um painel que inclui referências como os arquitetos David Adjaye e Shigeru Ban.

Os quatro projetos finalistas com protótipo e mentoria

Entre os 12 selecionados, 4 garantiram a chance de desenvolver um protótipo próprio, acompanhados por mentores reconhecidos: Lindsey Adelman, Jessica Walsh, Sou Fujimoto e Formafantasma.

Portugal entrou no grupo dos “final four”. Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca (DIGITALAB) representarão o país com o CO-Rks, um sistema que trabalha com fio de cortiça - material sustentável - e usa computação para gerar produtos de design. Nesta etapa decisiva, a dupla terá mentoria de Lindsey Adelman.

Além do projeto português, os outros três finalistas que desenvolverão protótipos são:

  • Honest Egg, aesthetid {Paul Yong Rit Fui (Malásia), Jaihar Jailani Bin Ismail (Malásia)}: Mentor: Jessica Walsh. Tecnologia de conexão (pigmento de tinta inteligente) e design (indicador) para comprovar a comestibilidade do ovo.
  • Cultivador de Fibra Reciclado, Eriko Yokoi (Japão): Mentor: Sou Fujimoto. Co-fusão entre têxtil e design verde, voltada à reutilização de roupas usadas.
  • Teste de Hipotéticos, Fábrica de Extrapolação {Christopher Woebken (Alemanha), Elliott P. Montgomery (EUA)}: Mentor: Formafantasma. Local imaginário de teste, construído de forma colaborativa, para experimentar relações especulativas entre sociedade, tecnologia e meio ambiente.

Exibição na Semana de Design de Milão e anúncio do vencedor

Os quatro protótipos e os outros 8 projetos finalistas serão apresentados durante o Lexus Design Event, que integra a Semana de Design de Milão, em abril. Nessa ocasião, os *12 projetos selecionados** serão exibidos diante do júri e da imprensa internacional.

Após as apresentações, será definido o grande vencedor. Mais detalhes sobre a presença da Lexus na Semana de Design de Milão 2018 serão divulgados em meados de fevereiro no site oficial do Lexus Design Event.


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário