Pular para o conteúdo

ECDC admite possível aumento de casos de hantavírus entre passageiros do MV Hondius

Equipe reunida em reunião de briefing na doca com navio ao fundo, com amostras e documentos na mão.

Alerta do ECDC sobre o surto de hantavírus no MV Hondius

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) reconheceu nesta segunda-feira que novos casos de infecção por hantavírus podem aparecer nas próximas semanas entre ex-passageiros e membros da tripulação do navio onde foi detectado o surto.

"Devido às incertezas que ainda persistem e ao longo período de incubação, é possível que assistamos a casos adicionais em ex-passageiros e tripulantes nas próximas semanas", afirmou a diretora do centro europeu, Pamela Rendi-Wagner, em comunicado.

De acordo com o ECDC, passageiros e tripulantes do MV Hondius - o navio de cruzeiro que chegou no domingo às Canárias - seguem sendo evacuados para seus países de origem por razões médicas, em voos não comerciais, e todos são considerados de alto risco.

Recomendações do ECDC: isolamento, testes e quarentena

Conforme as recomendações científicas do ECDC, passageiros e tripulantes que apresentarem sintomas de infecção devem passar por isolamento imediato, realizar testes e receber atendimento médico. Já aqueles que estiverem sem sintomas precisam permanecer em quarentena e monitorar o surgimento de sinais da doença por até seis semanas.

O centro europeu também informou que, hoje, foi registrado um novo caso confirmado na França: uma passageira do navio que desenvolveu sintomas agudos durante o voo de retorno ao país e está em cuidados intensivos.

Segundo o ECDC, o sequenciamento genético do vírus "sugere fortemente" que as amostras de passageiros testadas e confirmadas estão relacionadas à mesma fonte original de infecção.

"As informações genômicas mostram ainda que o vírus envolvido no surto é semelhante aos vírus dos Andes já conhecidos por circularem na América do Sul e não é uma nova variante", ressaltou o centro europeu, que manteve a avaliação de risco como muito baixa para a população em geral.

Repatriação nas Canárias e balanço de casos

A Comissão Europeia declarou hoje que, a pedido da Espanha, ativou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, no domingo, realizou a partir de Tenerife quatro voos de repatriação de passageiros do navio afetado.

No domingo, 94 pessoas de 19 nacionalidades foram retiradas do navio de cruzeiro e repatriadas, em uma operação que deve ser concluída hoje. A expectativa é que o navio deixe o arquipélago espanhol no fim da tarde, com parte da tripulação a bordo, com destino ao porto de Roterdã, nos Países Baixos.

A OMS confirmou até agora seis casos de infecção por hantavírus em pessoas que viajaram no cruzeiro MV Hondius, que partiu do sul da Argentina no início de abril. Três pessoas morreram.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário